Retrospectiva – Como recuperar aparelhos LG

13/07/2015 15 Por José Betânio Jr

Após a solicitação de um leitor, resolvi postar novamente alguns procedimentos que podem ser usados, por proprietários para recuperar aparelhos LG que vem apresentando problemas, afim de recuperar (unbrick) seu aparelho. Então, leia o conteúdo com atenção, e muito provavelmente seu LG voltará a vida!

Antes de realizar qualquer procedimento aqui descrito, para recuperar aparelhos LG, lembre-se:

  • Praticamente todos os procedimentos apagam todo o conteúdo do seu aparelho, então, antes de realizar qualquer um deles, faça backup de todo o seu conteúdo (imagens, mensagens, conversas e conteúdo do WhatsApp, videos e downloads).
  • Só execute os procedimentos abaixo se seu aparelho efetivamente apresenta problemas (exceto a restauração de dados de fábrica, já que este apenas limpa seu aparelho), sob o risco de danificar se Android.
  • Não nos responsabilizamos por danos causados ao seu aparelho na execução do conteúdo aqui postado, então, faça por sua conta e risco.
  • Se o seu aparelho está dentro do período de garantia, não realize nenhum dos procedimentos. Leve-o a uma assistência LG mais próxima, para que ele seja avaliado e reparado por técnicos especializados.
  • Para parte dos procedimentos relacionados abaixo, você irá necessitar de um computador rodando windows, um cabo de dados compatível com o seu aparelho e uma internet banda larga (quanto mais rápida, menos paciência você precisa ter. 🙂 )

Vamos começar!

Antes de tudo, você precisa identificar a atual situação do seu aparelho, respondendo as seguintes perguntas:

A – Seu aparelho liga (aparece o logo da LG, ou a tela acende)?

Se a resposta é sim, há esperança, continue lendo.

Se a resposta e não, tente carregar o aparelho, com mais de um carregador, inclusive, por pelo menos uma hora em cada um deles. Dependendo do estado da bateria, o processo de carregamento que possibilita ligar o aparelho pode demorar um pouco. Se ainda assim, o aparelho não ligar, leve a uma assistência técnica.

B – Seu aparelho inicia do Android (tela onde você tenha acesso a funções)?

Se a resposta é sim, mas ele apresenta problemas, tente restaurar seu aparelho as configurações iniciais, da seguinte forma: Toque sobre o botão de aplicativos, toque sobre configurações, toque sobre Backup e restauração (esse texto depende do seu aparelho, mas normalmente é isso), toque sobre restauração de fábrica (esse texto depende do seu aparelho, mas normalmente é isso). Confirme as opções seguintes, ciente de que todos os seus dados serão apagados. Aguarde o aparelho reiniciar e veja se o problema foi resolvido, caso contrário, siga para o passo 1.

Se a resposta é não, tente fazer um hard reset manual. O passo a passo abaixo é genérico, e não funcionará com todos os aparelhos, então, caso não dê certo com o seu, deixe um comentário, que te falo como fazer.

  • Se a bateria do seu aparelho for destacável, retire-a. Aguarde 30 segundos e recoloque a bateria. Caso contrário, simplesmente desligue seu aparelho, aguarde os mesmos 30 segundos, e agora, pressione os dois botões de volume (+ e -) e o botão de power simultaneamente, e mantenha os três pressionados até que uma tela com o robozinho do Android seja exibida. Quando essa tela aparecer, libere todos os botões e aguarde o processo terminar. Lembrando: Esse processo apaga todos os seus dados.

Unbrick LG

Se ainda assim, nada funciona, vamos tentar primeiro a solução oficial:

1 – LG Mobile Support Tool

Essa é a solução oficial da LG para boa parte dos problemas nos smartphones da marca.

Ele é bem intuitivo, mas vamos te dar uma luz, mesmo assim:

  • Baixe o aplicativo na página da LG, ou CLIQUE AQUI.
  • Instale o aplicativo.

LGMobileSupportTool

  • Clique sobre a opção “Instalar controlador USB”, selecione o modelo do seu aparelho, e aguarde o download e instalação dos drivers, e só então siga para o próximo passo.
  • Conecte seu aparelho ligado ao PC, e veja se o aplicativo reconhece seu aparelho.
  • Caso reconheça, clique sobre “recursos adicionais”, depois “Upgrade Recovery”. E confirme. Continue confirmando e aguarde ele fazer o resto.
  • Caso ele não reconheça, com ele ligado, digite no discador *#06# e anote o IMEI apresentado, ou seu aparelho não esteja iniciando, desligue o aparelho, retire a bateria, anote o IMEI do aparelho (fica abaixo da bateria, na caixa, ou na parte traseira do aparelho).
  • Recoloque a bateria. Agora teremos de ligar o aparelho em modo download. Dependendo do modelo do seu aparelho, use uma das opções abaixo (teste, uma de cada vez, nesta sequência, até funcionar, sem problemas. O mais comum é funcionar com a opção 1 ou 2):
    • Segure volume para cima, plugue o cabo USB e continue segurando, até abrir uma tela informando download mode.
    • Segure volume para baixo, plugue o cabo USB e continue segurando, até abrir uma tela informando download mode.
    • Segure volume para cima e power juntos. Quando aparecer o logo da LG, solte apenas o power, e mantenha o botão de volume pressionado até aparecer uma tela escrito “Notice”, plugue o cabo USB.
    • Segure volume para cima e para baixo juntos, plugue o cabo USB e continue segurando, até abrir uma tela informando download mode.
  • O aplicativo deve reconhecer seu aparelho.
  • Caso reconheça, clique sobre “recursos adicionais”, depois “Upgrade Recovery”. E confirme. Continue confirmando e aguarde ele fazer o resto.
  • Caso não reconheça, clique sobre “recursos adicionais”, depois “Upgrade Recovery”. Agora selecione a última opção, e digite o IMEI que você anotou e confirme. Continue confirmando e aguarde ele fazer o resto.

Normalmente, seguindo algum desses passos, seu aparelho voltará a funcionar normalmente.

Caso contrário, leia nosso artigo anterior, com o “Recurso final” sobre como recuperar seu aparelho.

COMO RECUPERAR APARELHOS LG COM KDZ UPDATER.

Me conte seu deu tudo certo, ou se você tem alguma dúvida