Você sabe a diferença entre memória RAM, ROM e memória interna?

28/04/2020 1 Por Luiz Lisboa

Muito provavelmente você já deve ter escutado alguma vez sobre a memória do Android.

Isso quer dizer que muito provavelmente você também esteve à procura de um bom smartphone que correspondesse às suas necessidades e pudesse atendê-las.

No entanto, você pode ter se deparado com os termos memória RAM, ROM e memória interna eu não soube o que era.

Por isso hoje vou lhe explicar brevemente o que é cada tipo de memória para que serve.

O que é memória RAM?

A memória RAM significa (Random Access Memory), Em outras palavras a memória RAM significa uma memória de acesso aleatório.

Sento assim ela não armazena nenhuma informação grande, como por exemplo acontece na memória interna.

A memória RAM em todo e qualquer dispositivo é temporária e quando você desliga o dispositivo ela perde todas as informações junto.

No entanto ela é importante para o smartphone já que, normalmente, as informações temporárias são mantidas na memória RAM.

Os exemplos de informação temporária são aplicativos abertos recentemente, sendo assim você poderá voltar na mesma tela em que parou sem precisar de iniciar o aplicativo novamente.

Por isso, a quantidade de memória RAM afeta o desempenho como um todo.

E a memória ROM?

A memória ROM é (Read Only Memory), Em português literal significa uma memória apenas de leitura.

Nessa forma, os dados que ficam armazenados na memória ROM não podem ser alterados facilmente ou de maneira tão simples.

Essa memória, diferente da memória RAM, não é volátil. Isso quer dizer que mesmo com o dispositivo desligado estes dados ainda permaneceram gravados.

Quer na memória ROM que se localizam os dados referentes ao sistema operacional, por esse motivo mexer com a memória ROM é difícil.

No entanto, existem formas sim que alterar o conteúdo da memória ROM, mas isso é um pouco perigoso já que pode corromper o sistema operacional e inutilizar o aparelho.

Antigamente memória ROM era localizada em uma partição do sistema operacional, por isso era mais fácil trocar o sistema operacional e instalar ROMs personalizadas.

Hoje em dia, porém, a memória ROM já é encontrada incorporada aos smartphones. Tornando tudo mais seguro e mais rápido.

A famosa memória interna!

Afinal, a memória interna é a garantia que teremos um bom armazenamento para todos os tipos de conteúdo em nosso smartphone.

Essa memória diferente das anteriores pode ser expandida por meio de um cartão de memória irregular é o tamanho vai depender do sistema ir para as configurações do aparelho.

Essa memória é permanente, isto é, que quando você desligar o dispositivo os dados continuam gravados.

Além disso, a memória interna pode ser modificada quanto quiser pelo usuário já que lá estarão gravados os dados como: fotos, vídeos, mensagens etc.

É a memória interna o que você vê nos anúncios quando vai comprar um novo aparelho. Geralmente de 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB ou até mesmo 128 GB.

 

Agora que você sabe os principais conceitos das memórias dos smartphones acredito que fica mais fácil na hora de comprar um novo aparelho.

Espero que tenha gostado do post e se curtiu compartilhe nas redes sociais e com seus amigos, conhecimento nunca é demais.

Conheça outros tutoriais sobre o Android aqui!

Espero ter ajudado!