Qual a diferença entre limpar dados e cache de um aplicativo?

15/07/2020 0 Por Luiz Lisboa
limpar dados é essencial

Imagem de Mashiro Momo por Pixabay

Limpar dados e limpar cache são termos muito comuns quando procuramos excluir um aplicativo ou simplesmente limpar o aplicativo.

Essas duas formas de limpeza são nativas do Android desde o seu início, mas nem sempre são explicadas para que saibamos o que elas fazem.

Entender a diferença pode te facilitar muito na hora de fazer uma limpeza nos aplicativos de seu celular sem que você tenha que recadastrar todos os seus dados em cada um deles.

Além disso, nem sempre limpar dados é necessário, mas limpar o cache já pode ser ótimo.

O que é o cache?

Quem a memória cache é aquela que armazena por pouco tempo as informações recebidas ou enviadas pelos aplicativos.

Quando limpamos o cache conseguimos liberar espaço e ao mesmo tempo recuperar funcionalidades que antes não estavam bem.

Como esta memória é temporária, os dados apagados podem ser recuperados facilmente e sem precisar mexer muito no aplicativo.

Por vezes, os aplicativos recebem tantos dados que ao longo do tempo a memória caixa vai ficando cheia.

E por mais que ela seja temporária, para facilitar o acesso a determinadas informações ela pode armazenar por um período um pouco maior de tempo alguns dados.

Limpar dados é bom?

limpar dados é bom

Imagem de USA-Reiseblogger por Pixabay

Limpar dados é diferente de limpar o cache já que esta memória também é diferente.

Sendo assim, quando utilizamos um aplicativo ele gera alguns dados e estes dados ficam armazenados no smartphone por tempo indeterminado.

Por exemplo, quando baixamos um aplicativo de rede social precisamos colocar o nosso login e a nossa senha até que ele traga as nossas informações.

Tudo isso fica salvo na memória interna do smartphone para quê, todas as vezes que você acesse o aplicativo não precise digitar o e-mail é a senha da sua rede social.

Limpar dados é bom porque, algumas vezes o aplicativo simplesmente para de funcionar por algum bug ou porque está com informações corrompidas.

Além disso, limpar dados pode até abrir um pouco de memória no smartphone quando estiver muito cheio e você estiver precisando de um pouco mais.

Quando fazer este processo?

Não existe um momento correto para você limpar dados ou esvaziar o cache.

Existem pessoas que limpam o cache diariamente, mas isto não terá muita funcionalidade ao fazer todos os dias.

O ideal, é limpar o cache quando o aplicativo apresentar alguns problemas, principalmente travamentos.

Quem para limpar dados você deve ter em mente que todos os arquivos e dados do aplicativo serão apagados permanentemente.

Isso quer dizer que para as redes sociais você terá que lugar nas suas contas novamente quando entrar pela primeira vez.

Porém, para alguns aplicativos mais sérios como os aplicativos bancários você provavelmente terá de ir à agência bancária novamente para autorizar o dispositivo a fazer transações.

preste atenção também se limpar dados vai ser totalmente efetivo para a sua resolução do problema, pois algumas vezes somente o cache basta.

Liberando espaço e dando um gás ao smartphone

limpar dados para melhorar o smartphone

Imagem de Foundry Co por Pixabay

Além disso, caso você esteja precisando de memória urgentemente apagar ambos pode te aliviar um pouquinho.

Mas não pense que liberar espaço todos os dias vai te garantir uma memória maior, pois isto é só uma sensação.

Se você apaga todos os dias os dados você todos os dias precisará logar na sua conta novamente como se fosse a primeira vez.

Mas indo para além disso, a impressão de memória liberada será somente uma impressão já que em pouco tempo os dados do aplicativo irão crescer novamente.

Portanto leve em consideração as nossas dicas para entender um pouco mais sobre a memória e também quando a pagar o cache e limpar dados.

 

Confira também os 7 aplicativos para limpeza do seu celular aqui!

 

Espero ter ajudado.