Principais Recursos do Android Q

24/05/2019 0 Por Luiz Lisboa

Este ano foi apresentado no evento da Google I/O 2019, o Android Q.

Por mais que ainda esteja em fase de testes, o sistema já está liberado para download em 23 smartphones.

Com a atualização de Sistema Operacional (SO), os aparelhos irão receber novidades e quanto a recursos de conectividade e navegação.

Além das novidades, no Android Q houveram aprimoramentos na interface e no modo noturno. Se você quer saber mais sobre o mundo do Android Q, você chegou ao lugar certo.

Compartilhamento de senhas Wi-fi

Dos “experimentos” da fase beta, a nova versão do android, iniciou um recurso até então muito esperado pelos usuários, o compartilhamento de senhas Wi-Fi.

A novidade chega de duas formas no Android Q, tanto pelo compartilhamento em QR code, mas também há a possibilidade de compartilhar a senha alfanumérica.

O recurso, ainda em testes, é a resposta direta a um dos apelos antigos dos usuários da plataforma.

Por isso, a nova função permite a recuperação de senhas esquecidas, que estejam salvas ou não nos servidores da Google.

Barra de notificação

Esta é uma das novidades mais esperadas pelos usuários que acompanham as atualizações do Android com frequência.

Com o recurso novo, as pessoas poderão optar por duas alternativas de notificação: Por alertar ou mostrar silenciosamente.

A primeira opção, é a famigerada e conhecida alertar novas notificações por meio de sons e vibração.

No entanto, na opção mostrar silenciosamente, as notificações irão aparecer na barra, porém de forma silenciosa e não aparecem na tela de bloqueio do sistema.

Os graus de notificação poderão ser alterados também, isto é, cada aplicativo poderá ter sua escolha. Dessa forma você conseguirá observar na tela de bloqueio somente as notificações que assim o determinar.

Gerenciamento de memória RAM

A gestão de memória RAM e aplicativos em segundo plano, sempre foi um desafio a ser enfrentado pelo sistema operacional do Google.

Para a nova versão do S.O, a empresa promete que os aplicativos que estarão rodando em segundo plano não poderão subir a primeiro plano sozinhos.

Dessa forma, alguns aplicativos que consomem memória e deixam o smartphone lento tenderão a não causar tantos problemas no Android Q.

Navegação por gestos

A navegação por gestos foi reorganizada também no Android Q. Na versão anterior do sistema operacional, foi remodelada a forma de navegação.

Foi uma surpresa para muitos dos usuários que já eram acostumados com a barra de navegação inferior.

A ausência de opção de colocar os botões e só usar os gestos acabou por atrapalhar muitos. No Android QUE, existe a opção de escolha entre gestos e botões (opção que já existia em smartphones da Xiaomi desde a MiUI 9).

 

Para testar a nova versão do SO, o Android QUE, é preciso ter um entre os 21 smartphones selecionados para o teste beta, além de todos os modelos de Pixel.