O que o Google Assistente pode realmente fazer por você

26/05/2019 0 Por José Betânio

Provavelmente você já usou algum recurso do Google Assistente, mesmo que não tenha se dado conta disso.

Mas será que você sabe mesmo o que ele pode fazer por você?

ATENÇÃO: os recursos listados abaixo não estão disponíveis em todas as versões do Android. Os testes realizados aqui foram efetuados em um Xiaomi Mi A2 Lite rodando Android 9.0.

Confira abaixo alguns recursos bem interessantes!

Primeiro é importante verificar a disponibilidade do Google Assistente em seu aparelho. Para isso, em seus aplicativos procure por “Assistente”. Caso não localize, tente baixar o aplicativo na play store no link abaixo:

Download Google Assistente

Ou, clique no microfone na barra do Google que normalmente fica em sua tela inicial como na imagem abaixo:

Localizou? Então vamos a diversão!

Toque e segure sobre o botão de início e siga as instruções na tela para habilitar os comandos de voz. Isso inclui repetir por três vezes a frase “Ok Google”.

Se já está com tudo pronto, vamos ao que interessa e passemos a conferir o que “ele” pode fazer por você:

1 – Programar o despertador:

Diga “ok Google”.  Aguarde a tela do assistente abrir e diga algo do tipo: “Me acorde em duas horas”, “Me acorde amanhã ás oito da manhã”, ou “Programe o despertador para ás treze horas e quinze minutos”.

2 – Lhe passar informações logo após desligar o seu alarme:

Com a tela de definição de alarmes aberta, procure por Rotina do Google assistente, como na imagem abaixo:

Rotina do GA

Toque sobre essa opção e escolha as opções que deseja que o assistente execute logo que você desligar seu alarme como na imagem acima.

3 – Fazer uma ligação:

 

 

 

Diga: “Ok Google”, aguarde a tela do Assistente e fale algo do tipo: “Ligue para Esposa” (Aqui o esposa deve corresponder a forma como o contato está cadastrado na agenda); Ou “Ligue para Trabalho”.

Se houver mais de um número cadastrado no mesmo contato, o assistente irá exibir na tela as opções e você pode escolher respondendo algo do tipo: “A primeira opção”, ou então “O primeiro”.

4 – Enviar uma mensagem:

Diga: “Ok Google”, aguarde a tela do Assistente e fale algo do tipo: “Envie uma mensagem para Ana Paula” em seguida, continue, falando agora a mensagem que deseja que seja enviada, por exemplo: “irei atrasar trinta minutos. Me aguarde”. Por fim, o assistente irá solicitar confirmação do envio.

Veja alguns outros exemplos bem interessantes:

5 – Verificar a previsão do tempo:

Diga: “Ok Google”, aguarde a tela do Assistente e fale algo do tipo: “Qual a previsão do tempo para São Paulo amanha?”

6 – Encontrar pontos de interesse por perto:

Diga: “Ok Google”, aguarde a tela do Assistente e fale algo do tipo: “Qual o hospital mais próximo?”. Ele irá abrir o mapa, então, com um simples toque na tela você poderá navegar até o local desejado.

 

Essa é só uma pequena amostra do que você pode fazer com o seu assistente. Agora use de sua criatividade e teste outros recursos.

Restou alguma dúvida? Então deixe uma mensagem abaixo e vamos falar sobre o assunto!