Home / Saiba mais / Pontos onde o Android supera o IOS – Parte 1

Pontos onde o Android supera o IOS – Parte 1

appleandroid

Muito se fala a respeito do Android, sistema operacional da Google presente na grande maioria dos dispositivos portáteis atualmente. Um questionamento que sempre se repete nas rodas de discussão que envolve o robozinho, é: o Android é superior ao IOS? É aí que a discussão pega fogo.

Vários pontos são levados em consideração. Adeptos do IOS, sistema operacional da Apple e coração dos Iphones, defendem fortemente a superioridade da maçã nos quesitos de software, enquanto os fãs do Android pregam que o robô é, de longe, superior ao IOS. Independente do lado que você esteja, temos que assumir que, ambos os sistemas operacionais, tem suas vantagens e desvantagens.

2016 tem sido um ótimo ano para o Android, pesquisas recentes apontam que o robozinho possui 84,7% do mercado dos portáteis. Nesse artigo, trazemos pontos interessantes onde o Android supera o IOS, confira:

  • Suporte a vários dispositivos: enquanto o IOS foi desenvolvido única e exclusivamente para o Iphone, uma vantagem que integra perfeitamente hardware e software, o Android possui uma imensa variedade de modelos desenvolvido por diversos fabricantes. Essas variações contribuem com a compra de um dispositivo mais compatível com a sua necessidade. Se você precisar de um smartphone com dois chips, por exemplo, facilmente encontrará um dispositivo rodando Android que possua esse recurso. Já os Iphones possuem configurações fixas, dificultando uma escolha baseada em características pessoais. Essa facilidade conquista diariamente, indecisos que estão à procura de um smartphone compatível com sua demanda.
  • Preço: com uma grande variedade de dispositivos rodando o sistema operacional da Google, com certeza você encontrará um que satisfaça suas necessidades. Quanto mais produto no mercado e maior a concorrência, menor é o preço, e essa regra se aplica perfeitamente ao mundo dos smartphones. Logo, dispositivos rodando Android e com preços acessíveis são cada vez mais frequentes na indústria, algo que contrasta nitidamente a natureza exclusiva do Iphone com a abrangência proporcionada pelo robozinho. Essa facilidade de acesso, tem feito o Android se manter na liderança do mercado.
  • Personalização: um dos pontos fortes do Android tem sido seu alto nível de personalização. Enquanto a Apple quer manter um padrão nas aplicações, a fim de manter uma experiência de software e hardware homogênea, o Android permite que você escolha o seu próprio nível de customização. Isso se mostra presente desde recursos simples, como papeis de parede animados e teclados alternativos, até possibilidades mais complexas, como instalação de rons personalizadas. A capacidade de customização vai além do sistema operacional, passando a personalização física de alguns aparelhos, como é o caso de alguns dispositivos, que, de fábrica, possuem grande versatilidade de tampas traseiras e acessórios.
  • Widgets: para quem não está familiarizado com o termo, widgets são pequenos aplicativos instalados no smartphone e que são executados diretamente na tela do dispositivo, geralmente estão associados a algum app maior e usados como meio de notificação e acesso rápido. Widgets ainda são uma grande vantagem do Android sobre iOS, tendo em vista sua linhas e traços estáticos. Simplificando, você pode ver todas as informações que você quer rapidamente em sua tela inicial, sem ter que acionar um aplicativo. E sim, nós sabemos que a Apple introduziu os widgets em seu SO, porém, esse recurso é bastante limitado e apenas são utilizados na área de notificação.
  • Multitarefas: Você pode argumentar que iOS possui um bom multitarefa o quanto quiser. E é verdade, você pode fazer várias coisas ao mesmo tempo, alternando entre aplicativos, mas isso não chega nem perto do nível de multitarefas que alguns celulares Android oferecerem. Temos que admitir que o recurso de multitarefas do Android, é bem superior ao do IOS.

E você, acha que esquecemos algum ponto? Na sua opinião, qual dos dois sistemas operacionais é o favorito na disputa do título de melhor SO portátil. Acompanhe o blog e fique ligado na segunda parte da comparação. Aproveite e deixe seu comentário.

Veja Também

Tudo que você precisa saber sobre o Android Nougat 7.1

Manter seu smartphone atualizado é fundamental. Com a rápida evolução dos aparelhos e o continuo ...

Deixe uma resposta