Home / Saiba mais / Pontos onde o Android supera o IOS – Parte 2

Pontos onde o Android supera o IOS – Parte 2

 appleandroid

Na semana passada trouxemos um artigo que acalentou bastante a discussão “Android vs IOS”. Muito se fala quando campáramos os dois sistemas operacionais das maiores empresas de tecnologia da atualidade.

De um lado temos o famoso e popular Android, mantido, principalmente pela Google. A gigante das buscas aprimora continuamente o robozinho e atualmente detêm a maior fatia do mercado no quesito mobile. Do outro temos o IOS, desenvolvido pela Apple e coração dos tão cobiçados Iphones.

Como salientamos anteriormente, ambos os sistemas possuem características únicas, mas nesse artigo, trataremos dos pontos onde o Android superar o IOS. Então vamos lá!?

  • Mais aplicativos e jogos gratuitos: não podemos negar que existem mais aplicativos e jogos gratuitos no Android do que no iOS. Muitas vezes, aplicativos que são pagos na loja da Apple, são disponibilizados gratuitamente no robozinho.
    Infelizmente, isso pode ser, pelo menos parcialmente, negativo para o Android, tendo em vista que, quanto mais os desenvolvedores ganham na plataforma, melhor será a qualidade dos apps desenvolvidos. Mesmo assim, o Android continua dominando quando se trata da quantidade de aplicativos gratuitos.
  • Vem sido melhorado continuamente: Erros, lags, uma interface pouco amigável e a falta de aplicativos eram as principais reclamações das primeiras versões do Android. Esses problemas foram, sistematicamente, tratados por uma equipe de desenvolvimento determinado e focada na melhor experiência possível. Se formos comparar o Android atual com as primeiras versões, a plataforma é quase que irreconhecível.
    Mesmo assim, a Google e seus parceiros continuam a aplicar melhorias a um ritmo muito mais intenso que a concorrência. A imensa popularidade do Android e a ampla gama de fabricantes que produzem dispositivos com o sistema operacional, proporcionam um ritmo de atualização insuperável. Enquanto o iOS está paralisado, o Android continua a inovar e melhorar rapidamente. O robozinho, por exemplo, foi o primeiro a adotar o sistema de NFC, bem como leitores de impressões digitais e pagamentos móveis.
  • Integração com o Google: independente se você usa Android ou IOS, uma coisa temos que assumir: é impossível pensar em internet atualmente sem imaginar o Google. O Android se integra perfeitamente com todos os serviços da empresa. As pessoas estão, cada vez mais, usando seus dispositivos móveis para acessar a internet e o Google é, definitivamente, o rei da web.
    Google Docs, Gmail, Google Drive, Google Maps, Google Music, Google+, Google Chrome, a lista só aumenta e a Apple e iOS não estão acompanhando. Claro, muitos serviços do Google funcionam no iOS, mas esse nível profundo de integração existente no Android, simplesmente não está lá. E este é um fator extremamente importante, tendo em vista que, a maioria dos usuários utilizam vários serviços do Google. Você quer que eles funcionem perfeitamente e o Android oferece isso.
  • ROMs personalizadas: você pode realmente substituir o software que acompanha o seu dispositivo por uma ROM personalizada, se você quiser, algo impensável no Iphone. Este procedimento é, essencialmente, a instalação de um novo sistema operacional. Muitos usuários Android recorrem a esse recurso simplesmente para atualizar seu dispositivo para uma versão mais recente do sistema, ou para obter um melhor desempenho.

    Este é, definitivamente, o extremo da personalização Android e você precisa ter um pouco de cautela para não ter problemas com a atualização. As personalizações não terminam por aí, há ainda maneiras de instalar sistemas operacionais completamente diferentes em alguns dispositivos Android, como o Ubuntu, o Firefox OS, Sailfish e outros.

  • Launchers: imagine que você senta do lado de dois usuários de IOS. Se olhar para as duas telas iniciais dos seus respectivos Iphones, verá simplesmente a mesma coisa. Isso não acontece no Android, onde você pode escolher entre uma grande variedade de aplicativos lançadores personalizados no Google Play. É possível ajustar todo o seu layout inicial, páginas de transições e efeitos. Não há nenhum risco em utilizar Lauchers e você pode abrir um mundo de possibilidades.

E você o que acha? Quem leva a melhor nessa disputa? Comente.

Veja Também

Tudo que você precisa saber sobre o Android Nougat 7.1

Manter seu smartphone atualizado é fundamental. Com a rápida evolução dos aparelhos e o continuo ...

Deixe uma resposta