Home / Saiba mais / O que esperar do Android em um futuro próximo?

O que esperar do Android em um futuro próximo?

androids

O Android é um dos principais sistemas operacionais portáteis do mundo. Seus números impressionam: mais de 1 bilhão de usuários ativos, 1,3 milhão de aplicativos disponíveis, além de estar presente em 62% dos dispositivos moveis atuais. Muita coisa mudou desde a primeira versão oficial do S.O, apresentada ao mundo em 2008. Diversas melhorias, funcionalidades e recursos mais eficientes foram adicionados a plataforma, tornando-a uma das mais versáteis, funcionais e práticas do mundo.

Mas o que esperar do Android do futuro? Como a Google, principal mantenedora do sistema, e seus parceiros, esperam manter a hegemonia e a preferência do público mundial? Separamos alguns itens que esperamos ver no S.O em um futuro próximo, confira:

  • Modelo de instalação e utilização de Apps totalmente novo: No Android do futuro você não vai precisar instalar uma aplicação para poder utiliza-la, como acontece atualmente. Assim que for necessário, ou a partir de um link que redirecione a uma aplicação não instalada, o próprio sistema operacional baixará o modulo do aplicativo necessário e o executará, praticamente de forma instantânea, dispensando a instalação convencional. De acordo com a necessidade novos módulos vão sendo baixados. Isso será possível graças ao desenvolvimento de aplicações modulares, dando mais praticidade e agilidade ao usuário.
  • Autenticações de segurança mais fáceis e seguras: Se você está cansado de memorizar uma infinidade de senhas e padrões, pode ficar despreocupado, as novas versões do Android vão contar com métodos de autenticações muito mais práticos. O reconhecimento do rosto, hoje já existente, se tornará extremamente preciso e rápido, assim como a leitura de digitais, que ganhará novas formas de utilização, como leitura direta na tela do dispositivo. A grande aposta fica a cargo da leitura de íris, uma tecnologia que pretende scanner e reconhecer os padrões da íris ocular do usuário nas validações de segurança e transações que exijam mais cuidado, como pagamentos, por exemplo.
  • Gerenciadores de energia e recursos avançados: uma das maiores barreiras encontradas pelos usuários de dispositivos móveis está na autonomia das baterias. Embora a tecnologia empregada no desenvolvimento e fabricação das cédulas de energia desses aparelhos tenha evoluído satisfatoriamente nos últimos anos, o gerenciamento eficiente dos recursos é fundamental para assegurar a longa duração da carga. Nesse sentido, o Android do futuro será capaz de gerenciar de forma extremamente precisa e inteligente os processos internos do SO, evitando assim, gastos desnecessários de energia. Recursos de software avançados, somados com um gerenciamento inteligente de bateria, vão estender significativamente a duração da carga.
  • Localização, mensageiros e multimídia: A nova geração de Androids focará nesses três recursos para garantir sua predominância no mercado mundial. Sistemas mais precisos, rápidos e seguros, transformaram os smartphones em verdadeiras máquinas de localização. Essa inovação, aliada com o grande número de aplicativos de localização de estabelecimentos e serviços, vai fazer com que a experiência de navegação urbana seja elevada a outro nível, muito mais preciso, confiável e seguro. A tendência aponta para mensageiros mais inteligentes e conectados, tornando a experiência de enviar e receber mensagens mais unificada, prática e rápida, tudo isso vinculado a sua conta Google, diferente do que acontece com alguns serviços atuais, como o WhatsApp, relacionado ao chip GSM. O Android do futuro também deverá ser preparado mais experiências multimídias mais imersivas (como a realidade virtual) e reprodução dos novos formatos de áudio e vídeo.
  • Android presente em casas, carros e outros eletrônicos: isso mesmo, a nova Geração de Android não será exclusiva para smartphones, mas adaptável para uso em outros hardwares. Casas inteligentes gerenciadas pelo S.O. serão conectáveis com os smartphone dos moradores, tornando a experiência do usuário mais completa e interativa. A internet das coisas vai fazer com que o Android não esteja apenas na sua casa ou carro, mas também na maioria dos dispositivos domésticos como geladeiras, máquinas de lavar e etc.

E você, como acha que o Android do futuro vai mudar a nossa forma de interação com as coisas e pessoas?

Essa foi a primeira publicação do nosso novo redator Thiago Nunes.

 

Veja Também

Pontos onde o Android supera o IOS – Parte 1

Muito se fala a respeito do Android, sistema operacional da Google presente na grande maioria ...

Deixe uma resposta