afinal de contas, porque o meu Android não atualiza?

04/09/2016 1 Por José Betânio Jr

Questões de hardware, questões comerciais, opções do fabricante estão entre os fatores que respondem a essa pergunta, feita por diversos usuários do Sistema Operacional do Google.

Androids

A primeira coisa que confunde muita gente é, porque as atualizações do Android não são feitas da mesma forma que o IOS? A resposta é bem simples, porque o IOS só roda no iphone, logo, a Apple é quem decide sobre todos os aparelhos da Apple. Já o Android é um sistema de código aberto, o que quer dizer que se eu, aqui na minha garagem, tivesse condições de desenvolver um Smartphone, e quisesse colocar ele para funcionar com Android seria perfeitamente possível. Claro que não é simples assim, acessa o site do Android, baixa a última versão e instala… Há diversas alterações que precisam ser efetuadas para que todo o hardware do seu dispositivo seja reconhecido pelo software para que ele rode desde o Boot (inicializar o sistema) até a câmera funcionar.

Em uma comparação bem simples, é o mesmo que ocorre com o OS X versus Windows ou Linux. De posse de uma quantidade razoável de dinheiro, já até uma loja de informática e compre: UM Gabinete, uma Placa Mãe, Memória RAM, um processador uma fonte, um teclado, um mouse e um monitor. Vá até a sua casa, monte tudo e tente instalar Windows ou Linux nessa Máquina que você “inventou”, já que você comprou tudo de acordo com o que você imaginou. Qual será o resultado? SURPRESA! Funciona! Agora faça o mesmo e tente instalar em uma máquina zerada o sistema operacional na Apple. Qual será o resultado? SURPRESA! Não roda nem a pau, Juvenal!

Considerando o que falamos acima, podemos chegar a duas possíveis conclusões:

1 – A atualização do meu Smartphone depende da boa vontade do fabricante? Yes! Considerando a modalidade comum de atualização, sim, assim que o Google lança uma nova versão do Android o seu fabrincante faz uma reunião em uma sala, com um monte de gente, que envolve parte a parte de desenvolvimento, vendas e outros caras lá que devem ser aqueles que dão as gargalhadas quando o seu aparelho é cortado da lista….. :). Esses caras é quem decidem, se vale ou não a pana colocar a o seu aparelhos dentre os que vão receber as mais novas versões do Android.

2 – Ora, se eu posso construir um Smartphone na minha garagem e colocar ele pra rodar Android, porque não posso eu mesmo atualiza-lo para a mais nova versão do SO? Ora, pode sim! Mas não é simples. Agora vem a boa notícia, tem muita gente ai pelo mundo afora preocupada com isso por você. Isso mesmo, há milhares de desenvolvedores em todo o mundo trabalhando literalmente dia e noite, afim de possibilitar que boa parte dos aparelhos existentes possam receber atualizações (claro que não dá pra fazer isso com todas as centenas de fabricantes). Um bom exemplo disso é a a Galera da Cyanogenmod.

MAS ATENÇÃO: Atualizado ou não, seu aparelho funciona, então não será nada legal tentar atualiza-lo por qualquer recurso que seja sem o mínimo de conhecimento técnico pra não correr o risco de ganhar um lindo peso para papel em substituição ao seu Smartphone.

Se não tem certeza de que está muito claro o procedimento, ou de que aquela atualização realmente serve para o seu dispositivo, mas você quer de verdade possuir um aparelho atualizado, faça como eu já fiz diversas vezes. Coloca o seu aparelho antigo a venda. Sites como Mercado Livre e OLX e agora até no Facebook, por meio de comunidades locais fazem isso de forma gratuita. Vendeu, procure outro usando atualizado, faça um investimento e complemente o valor para comprar outro, ou parte para a compra de aparelhos na China, por exemplo (lá você consegue aparelhos top de linha por 1/3 do preço daqui, mas vale considerar na hora da compra a possível taxa de importação).

Seja feliz! Deus nos abençoe!