Home / Tutoriais / Minha conexão e 4G, e agora?

Minha conexão e 4G, e agora?

Parece brincadeira, mas pra muita gente, o 4G pode trazer 4 vezes mais prejuízos. Saiba porque, e descubra se você realmente precisa de uma conexão 4G.

Quase todos os dias, alguém me pergunta, como quem não quer nada: Qual aparelho devo comprar? Eu sempre respondo, compre o que você precisa + 20%, ou seja, supere um pouco a sua expectativa de necessidade para que você não fique logo triste com o aparelho que você comprou.

Quando você não faz isso, você termina sentindo que comprou uma vã para passear sozinho, ou seja, jogou dinheiro fora!

Com a conexão do seu smartphone ocorre o mesmo. Se você não precisa de uma conexão 4G recomendo duas alternativas: 1 – Não compre um aparelho 4G, ou 2 – Desabilite as redes 4G.

Parece um pouco exagerada minha dica? Esteja certo que não.

Velocidade de internet móvel só é bom pra quem realmente precisa, ou seja: Se você realmente faz muitos downloads, se vive assistindo a filmes, escuta músicas via stream, ou faz ligações via internet ou chamadas de vídeo, sinal verde, você é alguém que realmente necessita de uma rede móvel 4G.

Já se você utiliza sua internet móvel para Facebook, Twitter, whatsapp, GPS e uma pesquisa ou outra no Google, pode crer, fuja do 4G. Veja abaixo alguns motivos para isso:

1 – Bateria – Só quem já usou aparelhos com internet 4G sabe: A bateria acaba rapidinho.

2 – Instabilidade – Mesmo quem usa as redes 4G de melhor qualidade no Brasil, passa por chateações “de vez em sempre”, já que sabemos que boa parte do país só dispõe de cobertura 3G, e nas cidades onde há cobertura 4G o serviço não é lá essas coisas…

4G

Fonte: Folha de São Paulo, Abril de 2015. Veja aqui a reportagem na íntegra.

Hoje estou em Manaus, e posso afirmar. Quando o aparelho conecta na rede 4G, a velocidade da conexão, cai, ao invés de melhorar.

3 – Seu pacote de dados vai embora – Vai dizer que você nunca percebeu que cada dia mais, a reprodução de vídeos nas redes sociais e páginas diversas está ficando quase que totalmente automática? Ou seja, mesmo que você não queira, se o vídeo carregar ele será iniciado. Na prática, isso quer dizer que, onde a rede 4G (mesmo que ainda muito longe do ideal) lhe proporciona um ganho de qualidade, esse ganho será proporcional a velocidade que o seu plano de internet acaba.

De forma resumida, não pague mais, ou use menos por mera falta de atenção. Você tem escolha. Desabilitar o 4G, se você não julga ele necessário é bem simples: Procure o ícone de Configurações, redes móveis, tipo de de rede preferencial e escolha a opção 3G preferencial. Se você julga necessário alternar entre 3G e 4G de acordo com o momento do dia, sugiro que você baixe no Google Play algum aplicativo que possibilita essa troca de forma mais simplificada, como o Switch Network (Clique aqui para baixar).

Um abraço!

Veja Também

unbrick-lg-g2-no-recovery-download

Recuperação aparelhos LG – Parte 3

Sem sombra de dúvidas, a recuperação de aparelhos LG tem sido um dos tópicos mais ...

Deixe uma resposta