Fix GPS Mediatek – Solução definitiva

13/05/2014 8 Por José Betânio Jr

É cada vez maior o número de felizes proprietários de aparelhos importados no Brasil (mesmo com o rumor de que a Anatel irá bloquear todos os não homologados, que já sabemos que não é esse bicho que estão pintando…).

Sabemos que esses felizes usuários poderiam ser ainda mais felizes se a conexão com os satélites GPS dos aparelhos equipados com processadores Mediatek funcionassem direitinho. Por isso, após muita luta, encontrei uma solução definitiva para esse problema.

Primeiro, é preciso deixar claro que para executar esse procedimento, é necessário acesso ao Root do seu aparelho.

Você irá precisar de três apk’s, encontrados no Google Play e de um arquivo bem pequeno, mas que é difícil de conseguir e que faz toda a diferença na conexão com o GPS o EPO.DAT da Mediatek:

MOBILEUNCLE MTK TOOLS

FASTER GPS

ROOT BROWSER

EPO.DAT MTK

 

SÓ LEMBRANDO: ESSE PROCEDIMENTO SÓ SERVE PARA APARELHOS EQUIPADOS COM PROCESSADORES MEDIATEK…


 

1 – Instale todos os apk’s e copie o arquivo EPO.DAT em seu cartão de memória ou memória interna. Coloque em um local que seja fácil de encontrar, pois você terá de copiar ele no Raiz da memória direto do celular. Não dá pra fazer pelo computador.

2 – Abra o Faster GPS, conceda privilégios de superusuário para ele. Toque sobre Continente e selecione o mais apropriado para a sua localização. Agora toque em Região, e escolha ou seu país ou o mais próximo de você. Pode sair do programa.

3 – Abra o Root Browser e conceda privilégios de superusuário para ele. Procure o arquivo EPO.DAT dentro da pasta SDCARD (se você tiver colocado no cartão de memória, dentro da pasta SDCARD, haverá outra, chamada SDCARD1, e SDCARD0 que é a memória interna).

4 – Toque sobre o arquivo EPO.DAT e selecione a opção Copy. Veja que na parte inferior da tela já apareceu a opção PASTE. Arora, volte até a tela inicial do Root Browser e procure uma pasta chamada DATA, e dentro dela, outra chamada MISC. Dentro de MISC, apenas confira se já há um arquivo EPO.DAT,  e toque em PASTE. Ele irá informar que já existe um outro arquivo em esse nome, e perguntar se você deseja substituir. Selecione Yes. Pode sair do programa.

5 – Reinicie o aparelho.

6 – Abra o MobileUncle MTK Tools e conceda privilégios de superusuário para ele. Selecione a opção Engineer Mode. ATENÇÃO APÓS ABRIR ESSA OPÇÃO NÃO ALTERE OU TOQUE EM NADA ALÉM DO QUE ESTÁ DESCRITO AQUI POIS CORRE O RISCO DE DANIFICAR SEU APARELHO.

7 – Dentro do Engineer Mode, selecione Engineer Mode (MTK), agora, deslize a tela para da direita para a esquerda e procure a opção LOCATION, e logo abaixo, selecione YGPS.

8 – Vá para um local aberto.

9 – Dentro de YGPS, selecione Information, e lá, nos botões ao final da tela, tecle, nessa sequência: FULL, HOT E AGPS RESTART.

10 – Toque agora na opção Salellites, na parte superior e confira se na tela em azul aparecem pontos em vermelho (que são os benditos dos satélites) e alguns segundos após, se na parte de baixo, aparecem barras verdes, amarelhas e laranjas, e se os pontos vermelhos também ficaram da mesma cor das barras.

11 – PRONTO! Seu aparelho Mediatek já está com o GPS funcionando perfeitamente.