Afinal de contas, pra que fazer root?

07/05/2014 0 Por José Betânio Jr

Acesso ao Root em aparelhos Android: O que era para poucos, passou a ser comum entre usuários do Android; mas em alguns aparelhos ainda não é algo fácil de realizar (como aparelhos da Sony) ou continuam indo contra as políticas dos fabricantes (já que ao liberar o acesso ao root em um aparelho que não possuía, você perde sua garantia).

Mesmo fabricantes possuidoras de marcas desconhecidas, entregam seus aparelhos com o acesso ao Root bloqueado. Mas porque isso? 

A resposta é simples: Porque liberar ao acesso ao root para quem não sabe fazer bom uso desse recurso é algo perigoso para o aparelho e até, para o usuário, já que arquivos do sistema podem ser apagados ou modificados, e aplicativos mal intencionados podem obter acesso a recursos do seu aparelho que podem lhe causar prejuízos, como o envio de mensagens, ligações, acesso a seus arquivos e as informações que você envia e recebe pelo seu smartphone.  Logo, todo cuidado é pouco.

mal-intencionado

Mas, afinal de contas, porque tanta gente ainda procura liberar o acesso ao root?

Essa resposta também, é simples: Porquê fazendo bom uso desse recurso, ele pode ser bastante útil no dia a dia do seu aparelho. Veja abaixo alguns recursos disponíveis apenas para “Superusuários”:

  • Desinstalar apk’s nativos – Quando você ligou seu aparelho pela primeira vez, certamente se deparou com algum jogo, aplicativo de sua operadora ou qualquer outra tralha, que está lá, só ocupando espaço na memória do seu aparelho (que pode ser bem pequena, em alguns casos, loco qualquer Mb faz diferença). Com acesso ao root, e um simples apk, como o Titanium Backup, você pode remover qualquer aplicativo indesejável.
  • Alterar configurações – Com acesso ao root você pode, por exemplo, melhorar a forma como o GPS do seu aparelho faz a conexão com os satélites (recomendado apenas para aqueles que acreditam que a conexão é demorada ou simplesmente não acontece). Veja nosso post sobre o assunto. CLIQUE AQUI.
  • Rastrear, bloquear e apagar dados do seu aparelho remotamente – Aplicativos como Avast e Avira, já permitem que Superusers possam rastrear, soar alarmes, bloquear, tirar fotos ou apagar todos os dados de aparelhos roubados ou perdidos de forma remota. Simplesmente enviando mensagens ou acessando páginas de gerenciamento pelo computador. É possível ser notificado se alguém inseriu um novo SIM Card no aparelho, saber o número e a localização no mesmo instante.
  • Instalar novas imagens de Recovery – Possuir um aparelho com acesso ao root possibilita instalar imagens de Recovery modificadas, como TWRP ou Clockworkmod, que te darão acesso a diversos outros recursos, como instalação de novas ROM’s e backup e restauração da sua ROM atual (para o caso de algum problema em seu aparelho, ou caso a ROM que você tentou instalar não rodou corretamente).

De modo geral, diria que liberar o acesso ao Root no Android é sempre uma boa pedida, desde que feito da maneira correta e que seja mantido o cuidado mínimo necessário após a realização do processo.

Um abraço!