Como mover aplicativos para o cartão de memória

21/05/2014 0 Por José Betânio Jr

Eita assunto complicado, mas decidi postar para que todos possam entender, e alguns consigam fazer.

É, você não entendeu errado. Mover aplicativos para o cartão SD, liberando memória em seu dispositivo não é para quem quer, é para quem pode, literalmente… Nem todos os aparelhos são compatíveis com esse recurso, então vejamos abaixo como identificar isso e mais, saber como fazer para mover os aplicativos, caso esse recurso esteja disponível em seu dispositivo!

Primeiro: Identificando a possibilidade:

Vá até configurações, aplicativos e abra o Facebook, ou instagram, por exemplo (aplicativos que podem ser movidos) e na tela, verifique se há um botão com a opção de mover para o cartão SD ou mover para a memória interna (mesmo que desabilitados).

Se tiver, é um bom sinal, se não tiver, quase certamente você não conseguirá mover, mas não desista agora, pois mesmo com a opção desabilitada, ainda há esperança, mas depende de root.

Segundo: Transferindo os arquivos.

Sem acesso ao root, mas com a opção de mover aquivos (mesmo que desabilitada) aparecendo no teste que fizemos acima, você conseguirá mover alguns aplicativos sem necessitar de nenhum programa adicional. O Android irá liberar mover aplicativo que não são de sistema ou que não armazenam dados. Abra da mesma forma que fizemos acima todos os seus aplicativos, certamente alguns deles terão a opção de mover arquivos habilitada, bastando para tanto, selecionar a opção.

Com acesso ao root, você conseguirá (tendo a opção de mover disponível em tela) mover quase todos os aplicativos para o cartão de memória, com a ajuda de um simples aplicativo, chamado Link2SD, que você pode baixar gratuitamente no Google Play. Com ele, e acesso ao root, em alguns dispositivos, mesmo que na tela não apareça a opção de Mover para o cartão SD, é possível realizar o processo.

Abra o aplicativo, e selecione o que você quer mover. Tente mover apenas aplicativos que você instalou. Não mova arquivos de sistema (que não apareçam na tela de aplicativos do seu Android).

Após selcionar o aplicativo, toque sobre a opção Mover para o cartão SD. O aplicativo irá solicitar acesso ao root, conceda. Ele irá mostrar uma mensagem de advertência, caso esse aplicativo não deva, normalmente ser movido para o cartão SD, mas isso não significa que não seja possível. Confirme e aguarde o processo ser finalizado (pode demorar um pouco).