Você sabe a diferença entre OLED, LCD e AMOLED?

18/10/2019 0 Por Luiz Lisboa

Cada tipo de tela têm uma propriedade especial, conhecer suas diferenças é essencial para ter maior aproveitamento do aparelho. 

Toda vez que vemos um review, até mesmo aqui no site, nos deparamos com estes termos em relação às telas.

As empresas cada vez mais criam telas diferentes com propriedades diferentes, e com capacidade de cor e resolução melhores.

Então é capaz de você acabar se confundindo com tantos nomes de telas, mas hoje vamos tentar te esclarecer um  pouco sobre.

LCD x IPS LCD

O display LCD, conhecido também como tela de cristal líquido, é uma tecnologia antiga, que foi implantada primeiramente nos televisores e monitores.

Está tela é composta por uma substância química que tem a propriedade de mudar sua estrutura molecular de acordo com o estímulo elétrico.

Outra característica importante é que existe a chamada ‘luz de fundo’ ou backlight, que é constante, isto quer dizer que existem pixels que estão acesos mesmo com a luz preta, que na teoria não deveriam acender.

Por essa razão a tela de LCD acaba perdendo um pouco sua credibilidade pelas cores serem mais opacas e terem esse brilho constante.

Com a evolução tecnológica nós nos deparamos com a tecnologia IPS LCD. Ela chegou aos aparelhos móveis com algumas novidades quando comparado com o anterior.

As cores aqui tem mais precisão, e também o contraste e brilho foram ajustados para maior experiência do usuário.

Mesmo assim, a maior diferença está nos ângulos de visão que a tecnologia IPS nos deixou. 

Isso porque, antes, as moléculas que formam os pixels estavam desorganizadas e agora não mais, por isso você consegue uma amplitude ainda maior de visão.

A maioria dos telefones atualmente utiliza essa tecnologia, que não é ruim nem ultrapassada, mas tem um bom custo-benefício.

OLED

As telas OLED são a evolução direta das telas LED, que foram sensação em 2006. 

Agora, ao invés de cristal líquido, a nova tecnologia utiliza diodos orgânicos. Esse polímero é mais maleável que os cristais liquidos.

DEssa forma, as telas OLED possuem várias camadas de tecnologia para que você tenha uma exibição de imagem mais fidedigna.

Aqui, a cor preta é mais fiel pois não é necessário neste tipo de display a luz de fundo.

A revolução da OLED foi boa principalmente por favorecer o desempenho energético dos aparelhos.

Como nem tudo é perfeito, o efeito de rastro na imagem é o principal defeito da tela. Então, com o tempo, essas telas começam a apresentar os pixels fantasmas.

AMOLED

A tecnologia conhecida como AMOLED é uma junção de componentes da OLED com da LCD. 

A novidade é que características do LCD fazem com que a vida útil da tela aumente muito, e não apareça os fantasmas com o tempo.

Está tecnologia é muito utilizada hoje em dia, tanto pelo seu comprometimento com baixo consumo energético como também pela qualidade.

Super AMOLED

Para finalizar, existe uma tecnologia patenteada pela samsung que é a Super AMOLED. 

A principal novidade é que o display é mais maleável e por isso, as camadas são menores, e as cores e contraste são muito melhorados.

Preciso escolher um?

Então, é importante na hora de comprar um smartphone você ponderar as possibilidades das diferentes telas.

Hoje você vai encontrar muitos IPS, alguns AMOLED, e poucos Super AMOLED. 

Então vai mais do custo benefício. Se quiser uma imagem extremamente bonita, com última tecnologia, escolha super oled ou amoled, no entanto saiba que o reparo pode ser bem custoso.

Em contrapartida as IPS tem um custo benefício interessante, e podem te agradar também em vários modelos.

 

Espero ter ajudado 🙂