Acessibilidade e TalkBack, você sabe qual a função?

06/10/2019 0 Por Luiz Lisboa

Você já ouviu falar em TalkBack?, talvez esse nome seja desconhecido para você até então, mas hoje vamos te mostrar um pouco do que se trata.

O Android é um sistema cheio de possibilidades e opções que o tornam tão completo e ao mesmo tempo tão mutável.

Por isso nem todos os usuários conhecem todas as funcionalidades do sistema operacional da google. Um deles é o talkback.

 

O que é o TalkBack?

O TalkBack é um software que já vem pré-instalado na grande maioria ou quase todos os smartphones Android do mundo.

Este programa tem a capacidade de fazer a leitura da tela para pessoas que necessitem de acessibilidade.

Quando é ativado, todas as informações da tela são lidas em voz alta pela voz do Google, para que pessoas cegas, por exemplo, possam utilizar o smartphone.

Dessa forma, notificações, diálogos, e outras opções do sistema que estejam sendo apresentadas na tela são informadas ao usuário.

Este assistente virtual além de ter a função de feedback falado, há também a função no qual ele diz quais são as opções disponíveis para o usuário fazer algo.

Então, por exemplo, se o usuário quiser digitar um número de telefone, o assistente vai encaminhá-lo para o aplicativo de discagem.

A pronúncia do idioma português do Brasil é muito boa pelo talkback, e não há de se reclamar.

Mas para isso é preciso mantê-lo sempre atualizado e instalar seu complemento chamado Android Accessibility Suite na google Play.

Ativar o TalkBack

No Android, basta entrar nas configurações do sistema, e então procurar pelo meno chamado ‘Acessibilidade’, geralmente um dos últimos.

Então, você ativa o serviço de talkback. Ao ativar o sistema vai te mostrar uma janela pop-up dizendo algumas autorizações e orientações de uso do talkback.

A interface do smartphone também vai mudar um pouco para que o usuário consiga usufruir de 100% da experiência de talkback.

 

Entre os feedbacks você tem o feedback de fala, no qual ele converte texto em voz, também há a função verbosidade que define as preferências de fala para o usuário.

Existe também o feedback sonoro, então o smartphone vai reduzir ou aumentar o volume de outros dados, como músicas tocando, quando o TalkBack falar.

E em relação a navegação, existe a função de rolar listas automaticamente, que as listas ficam rolando automaticamente durante a navegação.

A ativação em toque único, ao invés de toque duplo entre várias outras funções que o talkback utiliza para melhorar a experiência do usuário cada vez mais.

 

Mas e você, já conhecia a função TalkBack? Não deixe de recomendar aos seus amigos.

Espero que tenhamos ajudado 🙂