
Venda de Smartphones cai pela primeira vez na China
21/08/2015Pela primeira vez na história, o país apresentou queda nos números que dizem respeito a venda de Smartphones. A pesquisa foi divulgada pela Agência Reuters. Confira o que houve.
A venda de Smartphones, só no mercado chinês, representa aproximadamente 30% do mercado mundial, mas, segundo a Agência, o mercado estaria saturado, considerando que as aquisições são movidas por substituições.
Eu ouso acrescentar, que parte dessa queda é devida a saída de marcas chinesas dos limites do país. É sabido que diversas marcas que até então eram comercializadas apenas na china, atraindo milhares de compradores de outros países, passaram a comercializar seus aparelhos diretamente nos países onde vislumbraram possibilidades.
A gigante chinesa Xiaomi, iniciou vendas diretas fora da China, com o incentivo do brasileiro Hugo Barra (Ex-Google). Lenovo, Huawei e outras marcas menos conhecidas tomaram o mesmo rumo, então não acho que seria possível esperar crescimento no mercado chinês (diria que a surpresa foi a queda, quando o esperado seria estabilizar as vendas).
Se depender de mim, o mercado chinês de venda de aparelhos continuará crescendo. Sabemos que tudo, ou quase tudo que vemos de novo no mercado de smartphones provêm da China. Sigo na fé de que o dólar não chegará na casa dos R$ 6,00, para que eu continue recebendo meus Xing Ling’s, já que apenas considerando essa possibilidade, seria chegado o momento em que efetivamente seria inviável importar da china.