Home / Saiba mais / Testamos os óculos de Realidade Virtual Google Cardboard

Testamos os óculos de Realidade Virtual Google Cardboard

Compramos, recebemos e testamos o Óculos de Realidade Virtual do Google, o Google Cardboard, acessível a quase todos. Entenda o porque e como tudo funciona!

54

É verdade. Na primeira olhada, parece bem estranho. Mas basta ver a “caixinha de papelão” do Google funcionando e a reação de quase todos é a mesma: Bocas abertas e vontade de ver mais.

A ideia do Google é tornar a tecnologia de realidade Virtual acessível. Usei o termo “quase todos” porque isso é bem verdade. Eu explico:

  • Transformar um pedaço de papelão em “algo parecido” com a imagem acima não é tão difícil, mas não basta papelão.
  • O aparelho precisa estar equipado com giroscópio, e acredite, por mais que a sua tela gire quando você muda a posição do seu aparelho, isso não quer dizer que o seu aparelho possua a tecnologia necessária.
  • Para que o recurso de “clique” funcione com essa versão do Cardboard, é preciso que o seu aparelho possua NFC (depois vamos falar um pouco mais sobre isso). Esse recurso é ainda mais complicado de se encontrar em aparelhos de médios para básicos, o que, no meu caso foi um dificultador para os testes.

Desconsiderando agora as questões técnicas, vamos as partes legais:

1 – Como fazer:

Bem simples. Baixe aqui o molde.

IMPORTANTE: de nada adianta a caixa sem as lentes, então antes de ter o trabalho imenso de cortar os mínimos detalhes do papelão, procure adquirir as lentes, que custam algo em torno de R$ 15,00 no Mercado Livre (pesquise por lentes Google Cardboard) a maioria vende o KIT, lentes + Imãs.

Imprima colorido e recorte os moldes. Uma das peças é bem grande, então você vai precisar colar duas partes, após o recorte. Cole a parte 1 sem preenchimento sobre o número 1 preenchido, e faça o mesmo com a parte 2.

Cole sobre um papelão. Recomendo uma caixa de óleo de cozinha, porque o papelão é da espessura perfeita.

Agora recorte apenas os traços em preto. Os traços em vermelho são as dobras. Use um estilete (com todo o cuidado necessário, e se for criança, peça a ajuda de um adulto (eu sempre quis falar isso!)

Dobre primeiramente a parte que contem seis círculos, é a parte onde serão colocadas as lentes. Recomendo em todo o processo, que você cole as partes dobradas, preferencialmente com cola quente.

Atenção para o fato de que essa parte deve ser dobrada de modo que as pequenas bordas fiquem dispostas uma por baixo e uma sobre as lentes, pois elas é quem vão garantir que a lente fique quietinha no locar correto.

Uma pequena parte que também já deve ter sido recortada se encaixa nessa, e após unir essas duas, você verá que essa peça se encaixa o restante, e daí pra frente é só dobrar o que resta sobre o que você acabou de fazer.

Agora, vamos testar a sua “criação”, com um aparelho que como lhes falei, precisa ter no mínimo, um giroscópio, o que vai possibilitar que você assista aos vídeos sem clicar em nada (ai já viu né, você terá de abrir a caixinha sempre que precisar clicar).

Procure no Google Play por Google Cardboard. Se ele não aparecer em sua loja, significa que seu aparelho não é compatível.

Após a instalação, ele te guia sobre como usar. Se você abrir o aplicativo sem os óculos, verá algo parecido com isso (essa é a imagem de um dos vídeos de demonstração do aplicativo, mas há centenas de aplicativos para serem usados com os óculos):

images

Caso a imagem fique duplicada em seu Cardboard, você precisará regular o aplicativo, efetuado a leitura de um QR Code com as especificações da sua caixinha de papelão. Se você comprou o seu Cardboard pronto, é bem provável que o QR Code já esteja impresso no corpo do óculos. Caso contrário, acesse ESSE LINK, e preencha alguns dados na sequência que segue:

Nome da sua empresa, ou se nome;

Seu nome novamente;

O tipo de “botão de clique”;

A distância entre a tela do celular e as lentes;

A distância entre o centro das lentes;

A distância entre a borda lateral da tela do celular e o centro da lente (veja a imagem na página);

Os coeficientes de distrção (eu coloquei 0,01 nos dois, só pra passar);

O reatante abaixo deixe como está. Marque a caixa de seleção e clique em Generate Profile.

Caso queira só testar, use o código que eu gerei para o meu, lendo a imagem abaixo:

qr_viewer_profile
QR Code Google                 Cardboard

No Mercado Livre vocês vão encontrar alguns já prontos, montados inclusive, por algo em torno de R$ 40,00.

Certamente vale o investimento.

 

Um abraço!

 

Veja Também

Pontos onde o Android supera o IOS – Parte 1

Muito se fala a respeito do Android, sistema operacional da Google presente na grande maioria ...

Deixe uma resposta