Smart Lock: Você conhece essa ferramenta de segurança?

26/09/2019 0 Por Luiz Lisboa

Hoje em dia muito se fala sobre segurança da informação, e o quanto devemos nos proteger. O Android, pensando nisso possui o Smart Lock, mas você sabe como ele funciona?

Lançado em 2015, era do quase extinto Android 5.0 Lollipop, o recurso apresentou pela primeira vez a possibilidade do usuário manter o aparelho temporariamente bloqueado.

Principalmente em relação ao desbloqueios em lugares e situações conhecidas ao smartphone.

Pois bem, hoje falaremos mais sobre o Smart Lock e como ele funciona.

Google Smart Lock

Alguma vez, você que tem um celular android já deve ter desbloqueado o telefone por engano, ou desbloqueou e esqueceu o que iria fazer nele.

Isso acontece com todos nós!

Então, pensando em tentar pelo menos evitar esse tipo de situação, a ferramenta smart lock tem a premissa de conhecer mais o usuário.

Ainda mais em um tempo em que o Aprendizado de Máquina está tão em alta, e assistentes como o Google Assistent são atualizados com muita frequência.

O recurso, com o fim de evitar desbloqueios enganosos, mantém o aparelho desbloqueado somente em localizações específicas pré determinadas pelo usuário.

Dessa forma, você pode configurar no GPS onde é sua casa, ou lugares que você considera como seguros, e o celular automaticamente ficará sem senha naquele local.

Existem nas configurações da ferramenta cinco situações que você pode escolher para configurar mais adequadamente à sua realidade, e são elas:

1- Dispositivos confiáveis – Seu telefone fica desbloqueado temporariamente quando for conectado por Bluetooth com wearables, como pulseiras inteligentes ou fones.

2 – Voice Match – Quando você configura seu “Ok, Google” o assistente reconhece as particularidades de sua voz. Então quando dizer ok google o telefone fica desbloqueado.

3 – Lugares confiáveis – Desbloquear o smartphone de acordo com a sua localização já cadastrada.

4 – Rosto de confiança – Desbloqueia usando a câmera frontal para reconhecer o seu rosto.

5 – Detecção de bolso – O celular fica desbloqueado quando o sensor de proximidade perceber que ele está no bolso.

 

Um ponto importante a ser ressaltado aqui é que algumas dessas configurações, como você deve ter percebido, usam outros recursos do telefone.

Então pode acontecer que, escolhendo determinada situação, você fique refém de deixar o GPS sempre ativo, ou o Bluetooth, o que aumenta consideravelmente o consumo de bateria.

Ativar o recurso

Caso você tenha se interessado pela ferramenta, para ativá-la é bem simples.

Você precisa ter um smartphone com Android 5.0 ou superior. Caso não saiba isso, smartphones vendidos até meados de 2016 ainda eram com Android 5, os futuros já não são mais.

Então, basta que você acesse as configurações do sistema, vá até a aba de Segurança, e selecione a opção Smart Lock.

O recurso é bem auto explicativo, então você irá escolher qual situação mais se encaixa com o seu perfil e pronto.

 

Caso queira desativar o recurso basta seguir o mesmo caminho e no final escolher desativar.

 

Já ouviu falar do smart lock?? Comenta aqui embaixo o que achou.

Espero que tenhamos ajudado 🙂