Home / Sobre o Android / Android Origins

Android Origins

O Android é um sistema operacional, baseado em Linux, desenvolvido para smartphones e tablets.

A história da versão do sistema operacional móvel Android começou com o lançamento do Android beta em novembro de 2007, contudo, a primeira versão comercial, o Android 1.0, foi lançado em setembro de 2008.

O diferencial do Android em comparação ao IOS é a possibilidade de personalização, por ser um sistema de código aberto, o que facilita e incentiva o desenvolvimento do sistema propriamente dito, bem como de aplicações direcionadas a ele.

O Android está em desenvolvimento constante pela Google e Open Handset Alliance, e tem visto uma série de atualizações para o sistema operacional de base desde o seu lançamento original. essas atualizações geralmente corrigem erros e adicionam novas funcionalidades.

Desde abril de 2009, as versões Android foram desenvolvidos sob um codinome e lançado em ordem alfabética: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly bean e mais recentemente kit kat, já se sabe que a próxima versão do Android será batizada de Key lime pie (torta de limão).

Estima-se que, em 2014, mais de 1 bilhão de dispositivos ativos estejam usando o sistema operacional Android em todo o mundo. A mais recente grande atualização foi o kit kat 4.4, que foi anunciado em outubro de 2013, e foi lançado em dispositivos comerciais em novembro.

Vejam que o Google não lança atualizações para o seu aparelho, especificamente, ele atualiza o Android (base, ou puro, como normalmente é chamado), e os fabricantes é que são responsáveis por fazer com que as mais novas versões do Android, disponibilizadas pelo Google sejam funcionais em seus dispositivos, normalmente, é nesta fase onde os incrementos são feitos, como personalização do launcher (que vamos ver mais a frente) e instalação de novos recursos e APK’s personalizados (também veremos mais a frente).

Grandes fabricantes, como Samsung e Motorola, conseguem obter as novas versões rodando em seus mais recentes aparelhos de forma rápida, mas, muitas (ou na maioria das vezes) deixam seus aparelhos mais baratos ou um pouco mais antigos fora dessas atualizações, o que deixa muitos usuários frustrados, e que leva muitos desenvolvedores Android a realizar port’s de rom’s com as versões mais atualizadas para diversos aparelhos “esquecidos”.

Nos próximos posts, iremos entrar mais a fundo no sistema operacional.

Um Comentário

  1. Muito Bom o Conteúdo, me ajudou Muito mesmo.

Deixe uma resposta