Saiba Mais Sobre o Vírus Agent Smith

17/07/2019 0 Por Luiz Lisboa

Hoje em dia com o aumento da preocupação com segurança online, se descobriu um vírus perigoso que está infectando muitos aparelhos, o Agent Smith.

Existe uma onda muito grande de empresas e de apps preocupados com a segurança dos usuários do Android.

Isto porque, a internet é um mar de coisas boas, mas ainda assim existem pessoas que querem se aproveitar para o mal.

E uma das maiores preocupações é porque nós fazemos quase tudo pela internet hoje, desde pagar contas, e abrir contas em bancos digitais.

Alguns pesquisadores descobriram o vírus Agent Smith e estão alertando para que tomemos mais cuidado.

O vírus Agent Smith  

Malware Android SO

Aconteceu que alguns pesquisadores descobriram que determinado grupo de cibercriminosos andaram espalhando um novo tipo de malware.

Este vírus imita aplicativos conhecidos, como redes sociais por exemplo, e funcionam normalmente, mas não são os oficiais.

Esta cópia é usada para que os cibercriminosos possam ganhar dinheiro por meio de anúncios e talvez, coletar dados dos usuários.

O malware Agent Smith, é exclusivo do SO Android e a partir de falhas do sistema operacional eles conseguem ter acesso ao código fonte do aparelho.

Assim, se instala os apps substitutos e ao ser instalado ele afeta vários apps pela qual ele tem compatibilidade.

O vírus Agent Smith recebeu este nome por causa do personagem com o mesmo nome do filme Matrix que conseguia se replicar em qualquer componente e simulava a realidade.

Entre os apps que são infectados estão o WhatsApp, App Lock, HotStar, Opera Mini, Truecaller, entre muitos outros.

Outro ponto também, é que o malware Agent Smith, possui uma forma de atualização própria e não é necessária uma notificação.

O malware se aproveita de uma falha no SO corrigida ainda em 2017 chamada Janus, e muitas empresas estão lançando seus apps na google play por causa dele.

O que se sabe até o momento sobre o Agent Smith

O site Check Point, pesquisou e percebeu que aproximadamente 25 milhões de dispositivos estão infectados pelo vírus Agent Smith.

Outro número da empresa é que 2,8 bilhões de apps instalados rodam versões infectadas.

Até o momento, supões-se que o vírus foi criado por uma empresa chinesa para lucrar em cima de anúncios não permitidos pelo Google ou Facebook inc.

O primeiro caso que se conhece do vírus Agent Smith aconteceu na Índia no início de 2019, quando 15 milhões de dispositivos foram infectados.

Agora o vírus se tornou uma ameaça mundial e já foi encontrado em milhares de dispositivos na América do Norte, Europa e Oceania.

Sabe-se já que o malware é encontrado em apps baixados nas lojas terceirizadas do android, portanto, aquelas que não são a Google Play.

No entanto, já foram encontrados até o presente momento, 11 apps que possuíam o vírus Agent Smith na Play Store.

Os apps já foram removidos da loja da Google. 

No mais, ainda vale a dica de tomar cuidado com o que você instala em seu smartphone e utilizar a Google Play ao invés de outras lojas não autorizadas de apps.