
Saiba Mais Sobre o Vírus Agent Smith
17/07/2019Hoje em dia com o aumento da preocupação com segurança online, se descobriu um vírus perigoso que está infectando muitos aparelhos, o Agent Smith.
Existe uma onda muito grande de empresas e de apps preocupados com a segurança dos usuários do Android.
Isto porque, a internet é um mar de coisas boas, mas ainda assim existem pessoas que querem se aproveitar para o mal.
E uma das maiores preocupações é porque nós fazemos quase tudo pela internet hoje, desde pagar contas, e abrir contas em bancos digitais.
Alguns pesquisadores descobriram o vírus Agent Smith e estão alertando para que tomemos mais cuidado.
O vírus Agent Smith
Aconteceu que alguns pesquisadores descobriram que determinado grupo de cibercriminosos andaram espalhando um novo tipo de malware.
Este vírus imita aplicativos conhecidos, como redes sociais por exemplo, e funcionam normalmente, mas não são os oficiais.
Esta cópia é usada para que os cibercriminosos possam ganhar dinheiro por meio de anúncios e talvez, coletar dados dos usuários.
O malware Agent Smith, é exclusivo do SO Android e a partir de falhas do sistema operacional eles conseguem ter acesso ao código fonte do aparelho.
Assim, se instala os apps substitutos e ao ser instalado ele afeta vários apps pela qual ele tem compatibilidade.
O vírus Agent Smith recebeu este nome por causa do personagem com o mesmo nome do filme Matrix que conseguia se replicar em qualquer componente e simulava a realidade.
Entre os apps que são infectados estão o WhatsApp, App Lock, HotStar, Opera Mini, Truecaller, entre muitos outros.
Outro ponto também, é que o malware Agent Smith, possui uma forma de atualização própria e não é necessária uma notificação.
O malware se aproveita de uma falha no SO corrigida ainda em 2017 chamada Janus, e muitas empresas estão lançando seus apps na google play por causa dele.
O que se sabe até o momento sobre o Agent Smith
O site Check Point, pesquisou e percebeu que aproximadamente 25 milhões de dispositivos estão infectados pelo vírus Agent Smith.
Outro número da empresa é que 2,8 bilhões de apps instalados rodam versões infectadas.
Até o momento, supões-se que o vírus foi criado por uma empresa chinesa para lucrar em cima de anúncios não permitidos pelo Google ou Facebook inc.
O primeiro caso que se conhece do vírus Agent Smith aconteceu na Índia no início de 2019, quando 15 milhões de dispositivos foram infectados.
Agora o vírus se tornou uma ameaça mundial e já foi encontrado em milhares de dispositivos na América do Norte, Europa e Oceania.
Sabe-se já que o malware é encontrado em apps baixados nas lojas terceirizadas do android, portanto, aquelas que não são a Google Play.
No entanto, já foram encontrados até o presente momento, 11 apps que possuíam o vírus Agent Smith na Play Store.
Os apps já foram removidos da loja da Google.
No mais, ainda vale a dica de tomar cuidado com o que você instala em seu smartphone e utilizar a Google Play ao invés de outras lojas não autorizadas de apps.